sábado, 31 de julho de 2010

EUA autorizam primeiro teste em humanos com células-tronco embrionárias!

O primeiro teste de um tratamento a base de células-tronco embrionárias em seres humanos foi liberado pela primeira vez no mundo nos EUA, após aprovação da FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de remédios e alimentos daquele país.As informações são do The New York Times.
O tratamento foi desenvolvido pela empresa Geron Corporation e pela Universidade da Califórnia, em pacientes com lesão medular. A pesquisa clínica havia sido aprovada em janeiro de 2009, mas a agência suspendeu os testes depois que cistos foram descobertos em alguns ratos nos quais as células tinham sido injetadas. A Geron teve que refazer o estudo.
Nesta sexta-feira (1º), a companhia anunciou em um comunicado de imprensa que a FDA deu sinal verde para os testes.
Células-tronco embrionárias podem se transformar em qualquer tipo de célula no corpo. Os cientistas preveem que um dia elas possam substituir tecidos lesionados e tratar uma ampla variedade de doenças. Mas as células têm gerado polêmica, pois envolvem a destruição de embriões humanos.Geron, que tem sede em Menlo Park, Califórnia, ajudou a financiar o isolamento das primeiras células-tronco embrionárias da Universidade de Wisconsin, na década de 1990.primeira fase do estudo terá um pequeno número de pacientes e visa, sobretudo, testar a segurança da terapia. Anos de testes ainda serão necessários antes que o tratamento seja aprovado.
Alguns especialistas temem que esta terapia não tenha sido suficientemente testada em animais e possa causar danos aos pacientes.







POLÊMICA







A liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias de humanos para experimentos científicos nos EUA foi feita na gestão do presidente Barack Obama.
Isso foi sempre algo limitado e restrito pelo antecessor George W. Bush, cujo impedimento se sustentou sempre sob o argumento moral. Na era Bush, a verba federal para cientistas era limitada para determinadas linhas de pesquisa.
Apesar da liberação, especialistas destacam o temor de que esta terapia não tenha sido testada o suficiente em animais e possa causar danos aos pacientes.
Por outro lado, muitos cientistas acreditam que as células-tronco embrionárias vão permitir conhecimento fundamental nas causas de muitas doenças e que poderão ser usadas para curar diabetes, mal de Parkinson, paralisias e outras enfermidades...



Fonte:Uol saúde








































Nenhum comentário:

Postar um comentário